A proposta de regulamentação da área de expansão urbana do Espinheiros vai abrir a possibilidade de realização de operações urbanas consorciadas, nas quais os pagamentos pelos novos usos podem ser feitos por meio de instalação de equipamentos públicos. O anteprojeto foi enviado pela prefeitura de Joinville ao Conselho da Cidade. Após o aval dos conselheiros, será a vez de análise pelos vereadores.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
A AEU Espinheiros foi prevista na revisão do Plano Diretor, aprovada no ano passado pela Câmara de Joinville. A área fica perto da Lagoa do Saguaçu. Agora, é o momento da regulamentação, de definir quais atividades podem ser permitidas – e sob quais condições – em área que passará de rural para urbana. O perfil sugerido é de área urbana de paisagem náutica, descrita na proposta como “regiões de adensamento controlado, com predomínio de atividades residenciais, gastronômicas, turismo, atividades náuticas e de lazer”.
As operações consorciadas citadas são para a construção de nova ponte de acesso ao Espinheiros, em local fora do perímetro da expansão urbana; e boulevard e via parque dentro da AEU. Nesses casos, os empreendedores pagam a outorga pelo uso do novo zoneamento, que permitirá maior uso residencial e comercial, por meio da construção dos equipamentos públicos. Mas se trata de sugestões: a realização vai depender dos empreendedores.
Quando deve ficar pronta nova ponte em Joinville
Continua depois da publicidade
VÍDEO: Qual o projeto para a estrada entre Joinville e Araquari
Por que ponte ainda não iniciada em Joinville tem prazo previsto para conclusão
Edital busca patrocínio para banheiros públicos em praias de cidade de SC
Sai índice do reajuste do IPTU de Joinville para 2024; pagamento terá nova opção
Ainda sem obras, duplicação de mais de R$ 200 milhões em SC tem “saga” de dois anos
Baterias de grande porte para armazenar energia podem reforçar sistema elétrico de SC