O acesso à Vigorelli foi aberto no início dos anos 70 para atender à futura instalação de estaleiro. A indústria não se manteve, mas a via de acesso ao mar acabou se transformando na precursora da formação de comunidade. A localidade também ficou conhecida como a praia de Joinville. Neste domingo, a prefeitura de Joinville inaugura a reurbanização da Vigorelli, prevista no acordo de 2021 com o Ministério Público Federal, além de outros investimentos em infraestrutura e regularização fundiária.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em tom informal, o acesso ao Vigorelli já foi conhecido como “Transamazoninha”, em referência a uma via aberta em local de densa vegetação, como a estrada Transamazônica. A denominação é citada em livro de realizações do governo Harald Karmann (1970-1973), publicação pertencente ao acervo do Arquivo Histórico de Joinville. O acesso é a estrada João de Mello Souza e Alvim.
Confira imagens da Vigorelli
Continua depois da publicidade
O acordo com o MPF, que encerrou ação judicial iniciada há 25 anos, também permitiu a conclusão do asfaltamento do acesso à Vigorelli: ainda restavam quase mil metros da estrada para a pavimentação. A obra foi realizada ainda em 2021. Na sequência, foram instalados os passeios e a rede de iluminação no acesso.
A “Transamazoninha” foi aberta no início dos anos 70 como colaboração da prefeitura para a instalação do estaleiro Vigorelli. O estabelecimento iria fabricar embarcações de pesca junto à foz do rio Cubatão. O empreendimento até foi iniciado, no final dos anos 70, como é apontado na ação que tramitou na Justiça Federal, mas não se consolidou. Uma escola de dragagem operou no local, formando inclusive um aterro com a retirada do material. As primeiras moradias foram construídas no início dos anos 80, dando origem à comunidade.
Corredor de ônibus em pistas centrais de avenida teve proposta anterior em Joinville
Reforma de ginásio em Joinville terá demolição parcial
Em obras há dez anos, duplicação da BR-280 em SC ainda está na metade
Qual a posição de Joinville no ranking do emprego em 2024
Ponte de Guaratuba dá largada para principal fase das obras
Prefeitura de Joinville vai à Justiça contra decisão de ministério