Os comércios e serviços se espalharam pelos bairros nos últimos anos, mas o Centro mantém a liderança em estabelecimentos em Joinville, inclusive proporcionalmente, mantendo praticamente a mesma fatia de dez anos atrás. As informações sobre o uso dos lotes na cidade foram trazidas pela coletânea “Joinville – Cidade em Dados”, com base no cadastro técnico da Secretaria da Fazenda. A edição de 2024 foi divulgada na semana passada.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Joinville ganhou mais de 3,7 mil estabelecimentos comerciais e de serviços nos últimos dez anos. Agora, são 23,4 mil pontos. O setor de serviços ultrapassou a indústria em 2015 e passou a ser o principal empregador na cidade, com 108 mil trabalhadores. O comércio emprega 44 mil pessoas em Joinville, também conforme o Caged.

O Centro da cidade tem 4,4 mil comércios e estabelecimentos de serviços. O número é equivalente a 18,75% dos pontos em Joinville. Há dez anos, quando era 3,7 mil estabelecimentos na área central, a fatia era de 19,07%. Ou seja, a diferença é sensível. A divulgação pelo Cidade em Dados não traz informações sobre o porte ou perfil dos estabelecimentos. O Centro também tem liderança em instituições financeiras e cooperativas de crédito, com 33 das 129 instaladas na cidade) e em instituições (99 das 763).

Conforme as estimativas da Secretaria de Pesquisa e Planejamento de Joinville, em torno de 100 mil pessoas acessam a área central por dia. Os desafios são o esvaziamento à noite e nos finais de semana, com redução dos usos residenciais, gastronômico e de lazer, além da “concorrência” com os bairros e vendas online. A obsolescência de parte das edificações, com maior dificuldade para atender normas de acessibilidade também entra na lista. Há projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae para novas iniciativas no Centro de Joinville, com envolvimento de empresários.

Continua depois da publicidade

Como será construído túnel três vezes maior do que o previsto para SC

“Saída” para a reforma, concessão da Cidadela de Joinville ainda não tem prazo

Justiça volta a negar liminar ao MP em ação sobre licença ambiental em rios de Joinville

Dessa vez, cobrança sobre a BR-101 em Joinville será diferente

Como foi o plano de Joinville para “Centro Cívico”; prefeitura e Câmara seriam vizinhas

Futuro estacionamento rotativo de Joinville terá vagas para recarga de veículos elétricos

Construção de novo hospital em Joinville ganha mais um aval