O edital lançado neste mês pela Infra para contratação de estudos sobre a viabilidade de transporte de passageiros por trens não inclui trechos em Santa Catarina, mas os estudos preparatórios chegaram a analisar ligações no Estado, inclusive na região de Joinville. A Infra, empresa pública ligada ao Ministério dos Transportes, definiu seis trechos no País para que as avaliações a serem contratadas indiquem os custos para viabilizar o transporte – os serviços serão oferecidos por meio de concessão à iniciativa privada. Na região Sul, as análises serão feitas nos segmentos entre Londrina e Maringá, no Paraná, e entre Pelotas (RS) e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
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As ligações avaliadas envolvendo Joinville começaram com uma série ampla de traçados. Após aplicação de critérios, restaram os trechos de conexão de Joinville com Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Mafra. Com o Paraná, aparece o trajeto com Curitiba. A existência de linha férrea é um dos principais filtros – houve avaliação também de ligações com Itajaí e Guaratuba, nas quais teria de ser implantada linha férrea com as cidades.
No caso do traçado com Florianópolis, a conexão analisada seria um eixo com Porto Alegre, Criciúma e Itajaí, com possível extensão até Curitiba – com a qual a ligação de Joinville é parcial. Mas tal eixo não chegou à relação das 39 ligações “finais” da região Sul. Foi dessa lista que saíram os dois trechos que vão passar por estudos de viabilidade. As demais ligações, eventualmente podem ser avaliadas no futuro. O estudo do Ministério dos Transportes avaliou centenas de trechos pelo País, inclusive em outras cidades de Santa Catarina.
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Em 2021, a prefeitura de Joinville consultou o Ministério dos Transportes sobre a possibilidade de a ferrovia que corta o município também realizar o transporte de passageiros – o ramal opera somente com cargas. A “inspiração” foi trem entre Minas Gerais e Espírito Santo, em ferrovia também usada para transporte de cargas. A resposta do ministério foi indicar a busca da inclusão do serviço nas tratativas de antecipação da renovação do contrato da Malha Sul, atual concessionária da ferrovia.
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