A convenção do PL de Joinville confirmou a candidatura do Sargento Lima a prefeito e adiantou, em pinceladas, como será a futura campanha eleitoral e o enfrentamento com o atual prefeito Adriano Silva, candidato a reeleição pelo Novo, ainda que o adversário não tenha sido citado. A condição de Lima ser candidato do PL, o partido de Bolsonaro, evidentemente, foi um dos temas principais do encontro realizado no domingo – o material da convenção destacou o ex-presidente.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Joinville teve a maior votação proporcional de Bolsonaro entre as cidades com mais de 300 mil eleitores nas eleições de 2018 e 2022. Inclusive foi exibido no evento vídeo com mensagem de apoio do ex-presidente a Lima, além de agradecimento pela votação recebida na cidade. A visita de Bolsonaro para apoio ao candidato é aguardada pelo PL. O alinhamento com o governador Jorginho Mello, presente na convenção, também foi apresentado como trunfo pelos apoiadores. O PL concorre sem aliança, com a empresária Fabi Venera como vice de Lima, deputado estadual em segundo mandato.

Sargento Lima garantiu o interesse em “construir coisas novas” e não em “desconstruir”. Uma das mensagens exibidas na convenção inclusive foi “Joinville Merece Mais”. Mas não ficou só nisso. Nas abordagens sobre os temas da cidade, o candidato listou a pavimentação, saúde e transporte coletivo. No discurso aos correligionários, o candidato citou o “pó e lama” aos quais são submetidos os moradores de Joinville em ruas sem pavimentação, a “verdadeira Joinville que tem um terço de suas ruas em estrada de terra”. A referência é sobre os 600 km sem asfalto ou qualquer outro tipo de revestimento.

A espera por atendimento nos postos de saúde foi citada por Lima, lamentando que a demora tenha sido comparada com o tempo gasto em viagens para a praia. O candidato reclamou ainda da falta de licitação do transporte coletivo em Joinville, um serviço que faz o atendimento de 100 mil pessoas por dia, usuários que dependem da “boa vontade” das empresas. E como era momento de convenção, mais festivo, o tom não chegou a ter a mesma contundência mostrada, por exemplo, por parte da bancada do PL na Câmara de Vereadores. Mas o recado foi dado.

Continua depois da publicidade

“Apreensivos”, empresários de Joinville fazem cobrança sobre BR-101

Como é por dentro da fábrica: cervejaria em Joinville vai retomar visitas com novidades

Como região de SC avança como polo portuário e pode dobrar movimentação de cargas

Por que duplicação em Joinville está recebendo sinalização em sentido único

Acordo milionário sobre ressarcimento afasta “temores” da Águas de Joinville

Colégio de Joinville tem plano para construir prédio de expansão

Como é o novo modelo de ônibus fabricado em Joinville a ser lançado pela Busscar