As mulheres ficaram com 85% das vagas de emprego criadas pelas indústrias em Joinville neste ano, em dados atualizados até agosto do Caged. O setor teve saldo de 1.402 novos postos de trabalho surgidos neste ano, com as mulheres ficando com 1,2 mil das novas colocações. O saldo é a diferença entre contratações e demissões. No conjunto de todos os setores econômicos da cidade, a liderança também é feminina, mas com proporção menor: 59% dos 8 mil empregos.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
Os maiores saldos das mulheres nos novos empregos industriais em Joinville neste ano são nos segmentos de fabricação de produtos de borracha, fabricação de máquinas e equipamentos elétricos e fabricação de produtos têxteis. Além do resultado nessas áreas, o resultado final teve influência das demissões nos setores de fabricação de máquinas e equipamentos e de veículos automotivos, com mais impactos entre homens.
O fenômeno mostra uma mudança no perfil das contratações da indústria em Joinville nos últimos anos, ainda que o período de análise, de oito meses, seja relativamente curto. A partir do janeiro de 2020, quando nova metodologia passou a ser empregada no Caged, até o final do ano passado, os homens ficaram com maioria das vagas no setor industrial. A parcela masculina foi de 65% entre os 3,6 mil empregos surgidos no setor durante os três anos.
O avanço das mulheres nas novas vagas na indústria não se repete nessa escala em Santa Catarina ou mesmo no País. No ano passado, a liderança em novos empregos foi feminina, mas por margem estreita. Em 2024, os homens têm a maior fatia, de 58%. No País, os trabalhadores do sexo masculino ficaram com 64% empregos surgidos na indústria no ano.
Continua depois da publicidade
Três vias lideram em número de radares de trânsito em Joinville
Cidade do Norte de SC mira em experiência de Florianópolis em alargamento de praias
Licitação inédita para contorno em cidade de SC é suspensa
Em 12 anos, saiu uma das 20 obras de plano de drenagem de Joinville; custo chega a R$ 3 bi
Adriano Silva não consegue derrubada de lei criada pela Câmara
Cidade de SC e porto assinam compromisso sobre alargamento de praias