Ao longo das últimas duas décadas, uma série de propostas para a infraestrutura viária vai sobrevivendo nas campanhas eleitorais. Com maior ou menor intensidade, temas como a Beira-mangue, duplicações, elevados e pontes, entre outros, têm se repetido. Em parte das situações, houve execuções das propostas ou avanços parciais. Há casos em que nada saiu do papel e outros que até saíram de pauta. Em relação às pontes, por exemplo, a maior parte foi executada ou iniciada, ainda na atual administração (por isso, não estão na citadas na lista abaixo). A relação abaixo foi montada a partir de planos de governo apresentados por candidatos, eleitos ou não, nas eleições municipais de Joinville realizadas a partir de 2000.
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Avenida Beira-mangue
Proposta dos anos 80, com diferentes formatos e nomes (passou a ser conhecida posteriormente como Eixo Ecológico Leste ou Corredor Leste), a Beira-mangue é uma via de ligação entre as zonas Sul e Leste. Os traçados variam, mas seria uma ligação entre a BR-101, pelo Sul, até o aeroporto. Teria também apelo turístico. Até saíram alguns trechos – a Ponte Joinville (Adhemar Garcia), com obras iniciadas fica no trajeto proposto. Em 2000, o segmento defendido foi da Ponte do Trabalhador até a aeroporto. Depois, voltou ao traçado maior. Foi tema presente em campanhas eleitorais, mas sem grande destaque em 2020 e 2024.
Eixo Norte-Sul
Principal tema de infraestrutura da campanha eleitoral de 2008 e questão muito debatida em 2012 e 2016, o Eixo Norte-Sul era a requalificação das vias entre área reservada para o campus da UFSC, na zona Sul, até o aeroporto. Diferentemente da Beira-mangue, o traçado seria mais central, entre a Paulo Schroeder e Santos Dumont. A proposta variava entre quatro e seis elevados, dependendo do autor. O Eixão não se confirmou no formato proposto, mas saíram parte das obras, como a duplicação parcial da Santos Dumont, o elevado da Tuiuti e requalificações do PAC da Mobilidade, principalmente na década passada.
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Elevados
Ainda que não venham recebendo tanto destaque na atual disputa, os elevados sempre presentes nas campanhas eleitorais em Joinville, principalmente nas plataformas de oposição. Em 2000 e 2004, por exemplo, os candidatos à reeleição não fizeram promessas de tais obras. Em 2008 e 2012, os eleitos tinham propostas de elevados, que não se repetiram nos planos de governo para a reeleição, quatro anos depois. O plano de governo da atual administração, eleita em 2020, não traz proposta de elevado.
Duplicações e aberturas
Sempre em pauta, houve execuções de parte das propostas ao longo das últimas décadas, como as famosas aberturas da São Paulo e da Marquês de Olinda e as duplicações parciais da Santos Dumont e, mais recentemente, da Ottokar Doerffel. As sobreviventes das propostas ao longo das campanhas, sem receber obras, são das duplicações da Almirante Jaceguay, Dona Francisca na Zona Industrial Norte e da Marquês de Olinda. O principal entrave é o custo das desapropriações.
Avenida Tecnológica
Esquecida há anos, a abertura de uma via entre o Sul das universidades até a rua Arno Waldemar Döhler foi um dos temas da campanha de 2000. O nome era uma referência aos parques tecnológicos que seriam instalados no entorno. Diferentemente de outra abertura na Zona Industrial Norte, o Eixo K, que volta e meio tem discussão retomada, a Avenida Tecnológica caiu no esquecimento.
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