Os dados de movimento de veículos na BR-280 mostram como o tráfego está saturado na rodovia federal em segmento de 60 quilômetros entre os municípios de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. Em sete dos nove trechos analisados no trajeto, o nível de serviço, de medição de fluidez, é considerado na categoria “E”, em escala de “A” a “F”. O nível “E” é a situação na qual a capacidade da rodovia está perto de limite, com alta densidade de tráfego e velocidades reduzidas.

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As estatísticas sobre o movimento na BR-280 foram baseados em dados do DNIT. O levantamento foi incluído no documento do Plano Mestre do Complexo Portuário de São Francisco, elaborado pela Infra, empresa de planejamento do Ministério dos Transportes. O plano, em consulta pública neste momento, traz um diagnóstico dos portos de baía da Babitonga e a lista de investimentos necessários para atender a crescente demanda na movimentação de cargas.

Confira imagens da BR-280

O acesso rodoviário faz parte da análise. A BR-280 é estrada de acesso aos terminais de São Francisco do Sul. Nos segmentos com nível “E” da rodovia, a média anual do ano passado fica entre 8,5 mil e 9,8 mil veículos por dia. Os trechos analisados na BR-101 no Norte, todos duplicados, tem movimento entre 19 mil e 22,3 mil veículos, mas nenhum deles chega ao nível de serviço “E” – ficam entre “C” e “D”, ou seja, com maior capacidade de fluidez.

Os segmentos de maior movimento da BR-280, com nível “E” ficam entre o porto de São Francisco do Sul e o acesso a Balneário Barra do Sul (SC-415) e entre a rotatória de acesso ao Centro de Araquari (ruas Celestino Estácio da Maia e Higino Aguiar) e o acesso à SC-108 (Rodovia do Arroz, em Araquari). Os dados foram apresentados no Plano Mestre como forma de reforçar a necessidade de duplicação da BR-280.

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