Sem uso desde outubro do ano passado, após igreja que alugava o espaço deixar as instalações, um dos prédios mais tradicionais de Joinville está em fase inicial de obras. Neste momento, o antigo Cine Palácio está passando pela remoção de instalações internas que não fazem parte do tombamento, como o forro de madeira. Já os projetos para a reforma da fachada e da cobertura estão em fase final e serão apresentados para análise pela Comissão do Patrimônio Histórico de Joinville, a Comphaan. O aval da Comphaan é necessário porque o Cine Palácio é tombado pelo patrimônio histórico municipal, em processo concluído em 2003.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
O prédio foi inaugurado em 1917, como Theatro Municipal Nicodemus. Com a venda do imóvel, na década de 1940, o uso principal passou a ser a exibição de filmes, com transformação em Cine Palácio. O espaço funcionou como cinema até meados da década de 1990, quando foi alugado por igreja. Antes do tombamento, em 2003, a construção passou uma série de alterações. Também houve reformas após esse ano, com alegação de segurança das instalações.
Confira imagens históricas do Cine Palácio
Após a restauração do imóvel da rua Quinze de Novembro, na área central de Joinville, deverá ser definido qual o destino da construção, pertencente à empresa privada. A restauração da edificação foi determinada na década passada em ação judicial apresentada em 2006 pelo Ministério Público de Santa Catarina contra a empresa dona do imóvel à época, a igreja locatária do espaço desde os anos 90 (o imóvel foi desocupado em outubro passado) e a então Fundação Cultural de Joinville.
Continua depois da publicidade
Qual região de Joinville ganhou mais de 10 mil eleitores desde a última eleição municipal
Como foi o plano da prefeitura de Joinville para construir supermercado, nos anos 60
Meta do Plano de Mobilidade de Joinville, “liderança” dos ônibus sobre carros está distante
Modelo inédito no País para alargar praia em SC aguarda dragagem de R$ 300 milhões em porto
Novo atraso deve deixar resultado da licitação do ônibus para final do ano
Quais os próximos trechos a serem liberados em duplicação em SC
O que falta para a volta das obras na duplicação da BR-280 entre São Francisco e Araquari