A reforma do prédio será a primeira providência da empresa que comprou a sede do Ipreville, na área central de Joinville. O objetivo, além da restauração do imóvel, será deixar o local mais atraente também no entorno. Mais adiante, em segundo momento, serão anunciados os planos para utilização do imóvel junto à praça Nereu Ramos, em um dos pontos mais movimentados do Centro de Joinville.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
O prédio da sede do Ipreville foi comprado pela IAB Administradora de Bens, de Joinville. A empresa faz parte do grupo da Incasa, da qual a Opa Bier também é integrante, entre outros empreendimentos. A aquisição foi por meio de leilão público. Nos próximos meses, a sede do Ipreville vai se transferir para imóvel comprado pelo instituto junto à Unimed SC, na rua Otto Boehm, por R$ 9,5 milhões.
O objetivo da empresa será deixar o local mais atrativo para os joinvilenses e turismo. “Será um resgate de nossa cultura”, afirma Fernão Oliveira, da Incasa. O projeto da reforma será submetido à Comissão de Patrimônio Histórico, afinal, o imóvel é tombado. A restauração deve iniciar após a aprovação – a proposta também será apresentada à comunidade.
Continua depois da publicidade
A venda da sede ocorreu na terceira tentativa do Ipreville: nos dois leilões anteriores, não houve interessados na compra. O prédio foi construído em 1937, com sede dos Correios. No momento da venda pela prefeitura para o Ipreville, em 1998, a edificação era usada como sede da Secretaria de Turismo. Além da sede, o Ipreville vendeu em leilão a antiga fábrica de tubos, na Estrada Anaburgo. O certame foi realizado em 2022. O outro imóvel do instituto que foi a leilão, a área da usina de asfalto do Anita Garibaldi, desativada nos anos 90, mas não teve interessados.
Duplicação no Norte de SC tem lote “favorito” para ser o primeiro a ficar pronto
Rua coberta começa a ser instalada em cidade de SC
Com inspiração em prédio histórico, Palácio das Orquídeas terá início das obras
Com prazo estimado para conclusão, ponte em Joinville não terá mão única
Ainda sem PPP, Joinville lança edital de R$ 45 milhões para iluminação pública
Revisão de plano e duplicação são esperança de cidade de SC para atrair mais investimentos