Se novos bairros de Joinville vierem a ser criados em Joinvile, deverão ser chamados de Vale Verde e Marinas. A criação dos bairros está passando pela análise jurídica interna na prefeitura, com chance de oficialização por meio de decreto. As denominações serão utilizadas na área de expansão urbana Proteção da Paisagem Campestre, regulamentada em setembro, por meio de lei específica. É por causa dessa mudança de perfil, de rural para urbano, que os bairros serão criados. A alteração no status de cada imóvel só ocorre se houver solicitação do proprietário.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A denominação Vale Verde foi empregada na proposta inicial da área de expansão ao Norte de Joinville, apresentada ainda na década passada. A área tem abrangência no Distrito de Pirabeiraba e limites com os bairros Jardim Paraíso, Vila Cubatão, Jardim Sofia e Zona Industrial Norte. Com 4,5 mil hectares, é a maior expansão urbana da cidade.
Expansão urbana fica ao Norte de Joinville
A Proteção da Paisagem Campestre permite mais atividades econômicas, além de manter as atividades agrícolas e de pecuária, mas o foco será a ocupação residencial, por meio de loteamentos e condomínios. O nome Vale Verde resgata a denominação original. Já a região da foz do rio Cubatão deverá ter o bairro Marinas, em referência ao polo náutico. São nove marinas no local, com 800 embarcações.
Continua depois da publicidade
De mudança para futuro parque, casa enxaimel será restaurada em Joinville
Arena, aterro e cemitérios podem ser incluídos em lei da Cosip em Joinville
Como bancada de Joinville pode passar de três para cinco deputados
Em seis meses de obras, construção de ponte de 1,2 km no litoral do PR tem 27% de execução
Câmara de Joinville aprova aumento no número de assessores; como foi a votação
Estudo para avaliar nova ponte de mil metros sobre o mar em SC ganha prazo
Com um dos lotes parado, duplicação em SC terá custo de mais R$ 700 mi até ficar pronta