Cobradas há anos, principalmente na década passada, as áreas de escape na SC-108 no trecho da Serra Dona Francisca estão previstas no projeto de ampliação da rodovia estadual. Os locais de desaceleração foram mostrados na semana passada em Joinville, em apresentação do projeto, e mostradas na segunda-feira pelo governador Carlos Moisés em suas redes sociais. O projeto deve ser finalizado nos próximos meses, com lançamento do edital das obras na sequência. O planejamento é de início das obras neste ano.
Continua depois da publicidade
> Vídeos mostram como serão obras na SC-418 e duplicação da rua Dona Francisca, em Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Uma das três áreas de escape fica em uma das curvas mais acentuadas da rodovia, já na serra, nas proximidades do km 14. A rampa será colocada, evidentemente, em ponto de descida, em direção a Joinville. O projeto prevê outra área de escape na sequência, mais abaixo, após trecho de reta, também rumo à BR-101.
A terceira área de escape apontada no projeto será na primeira curva após o local do mirante, também no sentido para Joinville. Com declive, o trecho tem curvas acentuadas. O projeto deverá detalhar as características das áreas de escape. As áreas de escape aparecem em vídeo exibido em Joinville e mostrado em reportagem de AN. Além das áreas de escape, há previsão de mais investimentos em segurança, como melhoria na sinalização.
Continua depois da publicidade
> Rio Mathias “reaparece” em praça no Centro de Joinville
> O que vai funcionar na antiga sede da prefeitura de Joinville; reabertura será no dia 9
> Na lista de duplicações pretendidas em Joinville, via no Distrito Industrial tem mais chances
> Solução “provisória” é descartada em local da queda da calçada em Joinville