Joinville terá nova leva lombadas físicas nas ruas da cidade. O edital para contratação da instalação de redutores de velocidade foi lançado nesta semana, com previsão de início dos trabalhos no segundo semestre. A última concorrência havia sido realizada no final de 2022, com instalação dos dispositivos até o ano passado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na licitação em andamento, poderão ser instaladas até 130 lombadas – o número exato vai depender da largura das ruas, afinal, a contratação é por meio de quantidade de metros cúbicos de asfalto. Além disso, o edital será para registro de preços, com realização das obras em caso de necessidade e disponibilidade de recursos.

O edital com valor máximo de R$ 730 mil não traz a lista de locais selecionados para a instalação das lombadas porque a definição ocorre depois, conforme a demanda. A concorrência traz os critérios para a escolha dos locais, que cabe ao Departamento de Trânsito. Na lista, está a ocorrência ou risco de acidentes e trânsito abaixo de 600 veículos por hora nos períodos de pico (confira a lista abaixo).

Os critérios

O que é levado em conta para a instalação das lombadas físicas

Continua depois da publicidade

*índice de acidentes significativo, ou risco potencial de acidentes

*ausência de rampas em vias com declividade superior a 6% ao longo do trecho

*ausência de curvas ou interferências visuais que impossibilitem boa visibilidade do dispositivo

*tráfego inferior a 600 veículos por hora durante os períodos de pico

*existência de pavimentos em bom estado de conservação.

*distância mínima entre duas ondulações sucessivas é de 100 metros