Joinville teve avanços na maioria dos indicadores, mas foram o mercado e o ambiente regulatório que mais contribuíram para a cidade crescer no Índice de Cidades Empreendedoras 2023, divulgado na segunda-feira. A cidade passou do nono para o terceiro lugar, na comparação com o ano passado, ficando atrás apenas de São Paulo e Florianópolis. O estudo é elaborado pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap) com apoio da Endeavor. O índice analisa as 101 maiores cidades do País.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O maior crescimento proporcional de Joinville, levando em conta a pontuação (e não a posição), foi no indicador de mercado. O critério apura o desenvolvimento humano, avanço do PIB nos últimos anos e número de empresas exportadoras. A proporção entre pequenas, médias e grandes empresas e as compras públicas, também são avaliados. De forma resumida, a força econômica e os potenciais clientes formam o indicador mercado. Joinville passou de 13º para 6º lugar nesse quesito.

O ambiente regulatório continua se mantendo como o indicador de Joinville com a melhor pontuação e posição: a cidade passou do quarto para o segundo lugar no ranking. No quesito, são avaliados os tempos de viabilidade de localização (se a atividade econômica pode ser desenvolvida em determinado local), tempo de registro e viabilidade do nome e taxa de congestionamento no Judiciário. O peso dos impostos, como ICMS, ISS e IPTU também entram nesse indicador.

Joinville teve ainda melhorias, ainda que mais sensíveis, em infraestrutura, inovação e capital humano. Na infraestrutura, mesmo que tenha sido observado avanço em relação ao ranking anterior, Joinville ocupa apenas a 35ª posição. O indicador envolve desde conectividade de rodovias até taxa de homicídios, passando por decolagens no aeroporto e distância dos portos, além de custo dos imóveis e da energia elétrica.

Continua depois da publicidade

As quedas no ranking foram em acesso ao capital, com Joinville em 37º lugar, e na cultura empreendedora, agora na 36ª posição. O acesso ao capital mede as operações de crédito do município, capital poupado per capita e proporção de capital de risco.

Águas de Joinville “recupera” R$ 2,2 mi com caça às fraudes e irregularidades

Quando serão concluídas as obras na rua Copacabana, em Joinville

Projetos sobre ônibus motivam ofício do MP aos vereadores de Joinville

Cobertura do Bolsa Família tem 15,5 mil famílias em Joinville

Adriano Silva cita limite para contratações; cálculo de despesa teve mudança

Cobertura da rede de esgoto de Joinville fica em 84º lugar entre 100 maiores cidades