Com a publicação nas duas novas leis sobre transporte coletivo e mobilidade em Joinville, a próxima etapa da preparação da inédita concorrência do ônibus será a consulta e audiência públicas. A fase seguinte será a apresentação do edital do Tribunal de Contas do Estado. Após o aval do órgão de controle e fiscalização, será a vez de lançamento do edital de concorrência. Não há prazos definidos para as etapas, mas a previsão é de que ocorram no segundo semestre.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Na última quinta-feira, foram publicadas as leis municipais sobre a concessão do transporte coletivo e mobilidade. No caso da concessão, o projeto da prefeitura simplificou as regras e padronizou oito leis municipais sobre o transporte de passageiros. O projeto foi apresentado em fevereiro e aprovado em 11 de abril, com a lei publicada na semana passada, quase um mês depois após a votação.

No momento em que for aberta a consulta pública, também será publicada a minuta do edital da concorrência. Com a alegação de que as regras ainda estão em elaboração, com consultoria da Fipe, a prefeitura não tem adiantado detalhes sobre o novo sistema de transporte coletivo. Também não há informações referentes à dívida da planilha com as concessionárias, se haverá pagamento direto ou poderá ser abatida na concorrência.

A realização da licitação é determinada em duas decisões judiciais. Uma delas é do STF, do início do ano passado, em ação do Ministério Público de Santa Catarina. O prazo de 30 dias, evidentemente, não foi cumprido. A outra decisão é do Tribunal de Justiça, com prazo de quatro anos para a realização do certame – que se encerra, portanto, em 2023.

Continua depois da publicidade

Como frota maior em Joinville “ajuda” na receita com IPVA

Estimativa para área de expansão em Joinville prevê mais de 100 mil pessoas a longo prazo

Nomeado para o Detran, Kennedy Nunes não pretende concorrer em 2024

Com chance de repasse maior, duplicação da BR-280 terá novo “desafio”

Por que secretaria de Joinville defende viabilidade do novo Plano Viário

Duplicação de acesso em Joinville terá reforço de R$ 4 milhões