Aberta na última sexta-feira, a consulta pública sobre o plano mestre do futuro do complexo portuário de São Francisco do Sul prevê crescimento de 77% na movimentação de cargas até 2035. Em outro cenário projetado, mais otimista, o avanço pode chegar a 109% – há ainda uma outra estimativa, em um cenário mais pessimista. A consulta, conduzida pela Infra, empresa pública ligada ao Ministério dos Transportes, busca contribuições para a definição dos investimentos para os próximos anos. O plano mestre é a diretriz do planejamento.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O complexo de São Francisco do Sul é formado pelo porto organizado de São Francisco, incluindo o TESC, Porto Itapoá e Terminal Gás Sul (operação perto de iniciar). O Terminal de Granéis de Santa Catarina, em implantação, também fará parte do complexo, assim como outros terminais previstos. Na consulta aberta pela Infra, há um documento sobre as características e projeções sobre os portos da Babitonga, inclusive novos terminais em implantação ou fase de licenciamento. O estudo foi elaborado pela Infra, com participação de outros órgãos federais, além dos portos.
Confira imagens dos portos de São Francisco do Sul e Itapoá
Continua depois da publicidade
A estimativa de avanço de 5% ao ano, se confirmada, elevará a movimentação de cargas de quase 29 milhões de toneladas, registrada no ano passado, para 51 milhões de toneladas em 2035. Na estimativa mais otimista, serão 60 milhões. Mesmo no cenário pessimista, a movimentação de cargas teria crescimento, alcançando 37 milhões de toneladas.
Para atender a demanda, a revisão do plano mestre listará os investimentos necessários no complexo. A relação sugerida inclui as melhorias e ampliação na estrutura portuária, nos acessos (rodoviário, ferroviário e aquaviário) e demandas ambientais e de gestão. A consulta está aberta até 10 de junho.
Joinville tem lista de 30 árvores “tombadas” por decreto
Bilionário, maior plano contra alagamentos em Joinville passa por revisão
Qual região está mapeada para receber o próximo radar meteorológico de SC
Como estudos sobre VLT em Curitiba podem “inspirar” Joinville
SC busca empréstimo milionário para prevenção e enfrentamento de desastres climáticos
Lei que provocou polêmica em Joinville é alvo de ação do MP
Alvo de campanha, celular ao volante tem 23 multas por dia em Joinville