Mais uma vez, a infraestrutura lidera o ranking de reclamações da Ouvidoria da Prefeitura de Joinville. O setor representou quase a metade das 18,2 mil queixas feitas no ano passado. São manifestações sobre a manutenção de ruas, incluindo buracos; drenagem (bueiros entupidos, por exemplo) e limpeza urbana; entre outros. A saúde se manteve em segundo lugar.
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As reclamações sobre infraestrutura avançaram em números absolutos e proporcionais entre 2018 e o ano passado: a quantidade passou de 5,9 mil para 8,8 mil e a fatia no conjunto passou de 44% para 48%. Na saúde, as reclamações também cresceram, chegaram a 4,4 mil, mas caíram proporcionalmente (28% para 24%). As queixas geralmente são referentes à falta de medicamentos e demora em consultas, exames ou cirurgias. Os demais temas, como educação, saneamento, administração, mobilidade e outros não chegaram a dois dígitos.
As reclamações representam quase metade dos atendimentos na Ouvidoria de Joinville, com 46% das quase 40 mil manifestações. As denúncias somam 29%. As demais manifestações são de pedidos de informação, sugestões e elogios.
RANKING DE RECLAMAÇÕES EM 2019
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1º) Infraestrutura 8.803 (48,38%)
2º) Saúde 4.432 (24,36%)
3º) Educação 1.602 (8,81%)
4º) Saneamento 1.118 (6,14%)
5º) Administração 894 (4,91%)
6º) Mobilidade 838 (4,61%)
Outros 507 (2,79%)
Total: 18.194 (100%)