Paradas desde 2011, as obras do contorno ferroviário de Joinville têm possibilidade de retomada a médio prazo, entre 2025 e 2026. Na audiência pública realizada nesta semana em Araquari, foi citada a preparação da licitação para a contratação semi-integrada, modalidade na qual é incluído o detalhamento do projeto e as obras, entre outras tarefas. O objetivo é lançar o edital da concorrência ainda no segundo semestre, abrindo chance de início do contrato em 2025 – as obras devem levar mais tempo porque a primeira fase é de conclusão do projeto. Mas para o processo de licitação ser iniciado, o licenciamento ambiental precisa ter andamento, com concessão de licença prévia, neste momento em análise no IMA.
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A audiência pública em Araquari apresentou o estudo de impacto ambiental da Variante Araquari, o novo traçado do contorno na cidade vizinha a Joinville. O segmento com 4,3 km teve de ser proposto por causa da expansão urbana de Araquari e, como se trata de trecho novo, precisa de novo licenciamento. O restante do contorno está licenciado – em toda a extensão, o ramal tem 17,4 km.
Quando a ferrovia ficar pronta, os trens de carga deixam de cruzar a área urbana de Joinville. Mesmo com o contorno, a atual linha férrea que cruza as regiões Sul e Oeste da cidade é mantida. A proposta da prefeitura é de instalação de calçadas e ciclofaixas no entorno. As obras do contorno foram iniciadas em 2009 e paralisaram em 2011 para revisão do projeto. O custo estimado para a conclusão passa de R$ 500 milhões.
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A contratação semi-integrada foi lançado no ano passado pelo DNIT para a retomada do contorno de São Francisco do Sul. No entanto, o certame está paralisado para adequações no edital. Pela modalidade, o projeto executivo é detalhado pela empresa vencedora, que também executará as obras. No caso do contorno de Joinville, os processos de desapropriações restantes serão concluídos nesse momento.
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