No terreno das possibilidades, há dois suplentes com base eleitoral em Joinville com chance de assumirem mandatos de deputado em 2023. O mais cotado é Maurício Peixer (PL), caso um dos onze parlamentares eleitos pelo PL seja chamado para o secretariado do futuro governador Jorginho Mello, hipótese fortalecida nos últimos anos. Darci de Matos (PSD) também tem chances de exercer mandato como deputado federal, ainda que mais remotas.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Maurício Peixer chegou a ser cotado para uma secretaria de Jorginho, encaminhamento que lhe agradava. A nomeação não foi adiante, e o presidente da Câmara passou a ser cogitado na Assembleia. A Câmara de Joinville inclusive aprovou mudança na lei, com permissão para que vereadores suplentes de deputados possam assumir sem a necessidade de renunciar ao mandato na Câmara, como era antes.

Mas as tratativas para escolher um deputado eleito do PL para o secretariado não avançaram e Maurício deixou de ser cotado. Na articulação para as comissões da Câmara, afinal ele deixará de ser presidente em janeiro (em Joinville, não é permitida a reeleição na mesma legislatura), Maurício ficou com a presidência da Comissão de Legislação, a mais importante do Legislativo. Sinal de que a esperança de assumir na Assembleia já havia diminuído.

No entanto, a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa mexeu no tabuleiro e levou Jorginho Mello a mudar as composições. O deputado eleito Estener Soratto deverá ser nomeado para a Casa Civil, abrindo espaço para Maurício Peixer – o desfecho deve ocorrer ainda nesta semana.

Continua depois da publicidade

A situação de Darci de Matos é bem mais complicada: o atual deputado federal também passará a ser primeiro suplente em 2023, mas a futura bancada do PSD terá dois deputados: Ismael dos Santos e Ricardo Guidi, reeleito. Um deles teria de assumir no secretariado de Jorginho, o que parece improvável. Mas há aliados de Darci tentando algo.

Prefeitura de Joinville estuda incentivos para a área central

Recuperação emergencial da BR-280 prevê até R$ 51,5 milhões

Avanço do PIB de Joinville mostra, também, peso dos impostos

Com edital de R$ 5 mi, prefeitura de Joinville tenta contratar aplicativo de transporte

Futura licitação dos ônibus em Joinville terá “novidade” na integração

Ampliação da BR-101 em Joinville é cada vez mais prioritária