O lote de Joinville da rodovia paralela à BR-101 tem traçado de 27 quilômetros de extensão, em ligação entre duas rodovias federais. O trecho, assim como os demais três lotes da primeira etapa (Joinville-Itajaí) do Corredor Litorâneo Norte, teve contratação do projeto executivo no final de 2022 pelo governo do Estado, em trabalho ainda não iniciado. Neste momento, está em andamento a concorrência para a contratação dos estudos ambientais para o licenciamento da rodovia paralela, em edital também lançado pelo Estado.

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O traçado proposto em Joinville, sujeito à mudanças durante a elaboração dos projetos executivos e dos estudos ambientais, é de uma nova rodovia entre as BRs 101 e 280, na região Oeste do município. O início é nas proximidades do entroncamento da 101 com a SC-108 (que ganha o nome de Rodovia do Arroz entre Joinville e Guaramirim) e até a 280, já em Guaramirim.

Para o trecho de 27 km, que tem traçado proposto para passar entre a Rodovia do Arroz e a BR-101, o estudo de viabilidade indicou a construção de quatro pontes, uma sobre o rio Piraí e dois viadutos. A implantação da rodovia prevê ainda 14 km de vias marginais. A estrada do Corredor Litorâneo Norte será duplicada, com três faixas em cada sentido.

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A data de início de elaboração dos projetos executivos – no caso do trecho de Joinville, o custo será de R$ 2,2 mihões – ainda não foi confirmado, mas há chance de andar junto com os estudos ambientais em contratação. O custo da rodovia entre Joinville e a Grande Florianópolis é estimado em R$ 6 bilhões.

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