Parques e jardins de drenagem estão previstos entre as sugestões para a utilização da área de expansão urbana Sul (AEU Sul), em Joinville. As instalações fazem parte da proposta elaborada pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (Sepur) para a regulamentação dos usos da área de 3,2 mil hectares, atualmente com uso predominantemente rural. A análise está sendo feita pelo Conselho da Cidade e depois será a vez da Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A regulamentação da AEU Sul prevê polo intermodal, com instalação de condomínios industriais e logísticos, além da oferta de serviços, comércio e lazer. Como dentro da área há a previsão de construção do campus da UFSC, além de parques tecnológicos, há a criação de setor educacional. A proposta cita as atividades autorizadas, mas a efetiva instalação vai depender de eventuais investimentos privados na região ao Sul de Joinville.
Na proposta da Sepur, são tratadas também as questões ambientais. Uma sugestão é a implantação de bacias de retenção, uma forma de conter a água durante chuvas de grande intensidade e curta duração. As bacias podem ser previstas para os parques lineares – os locais possíveis para os parques são apontados no estudo para o polo intermodal.
Os parques de drenagem seriam utilizados como reservatórios. Para a microdrenagem, as opções são jardins de chuvas e pisos drenantes. A manutenção de reservas legais, recuperação de mata ciliar, manutenção de cursos d’água e de nascentes também são citadas na proposta. Programas de educação ambiental fazem parte do estudo sobre a AEU Sul.
Continua depois da publicidade
Joinville tem prazo para tomar medidas de redução de atropelamento de animais em avenida
Novo cabeamento na rua das Palmeiras quer evitar furtos de fiação
Projeto da Guarda Municipal de Joinville prevê adequação à lei federal
Obra em canal da Babitonga é a concessão nos planos do Estado para o Norte
Estudo para PPP mostra “distribuição” da iluminação pública em Joinville
Joinville tem planos para polo intermodal em área de expansão