Há mais de meio século, a proposta original da Ponte Joinville previa outro local para a ligação entre as zonas Sul e Leste: a ideia surgida nos anos 60 e incluída no Plano Viário de 1973 indicava um ponto em torno de 500 metros de distância do local escolhido. Na quinta-feira, a prefeitura de Joinville deu autorização para o início das obras de construção da ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, com prazo de dois anos para a execução. As obras vão custar R$ 296 milhões.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A versão original previa a ponte sobre o rio Cachoeira entre as ruas Jarivatuba, no Adhemar Garcia, e o prolongamento das ruas Luiz Galotti e Francisco Rodrigues de Oliveira, no Boa Vista. No entanto, a proposta foi revisada nos anos 2000 pelo então Ippuj, o antigo instituto de planejamento de Joinville. Nessa revisão, foi indicado novo traçado, com a estrutura entre a avenida Alwino Hansen (Adhemar Garcia) e as ruas São Borja e São Leopoldo (Boa Vista).
Confira imagens do local e projeto da Ponte Joinville
Foi essa configuração que foi levada em conta quando começaram a ser contratados os estudos e projetos para a ponte, a partir de 2013. O relato sobre a definição do local da ligação foi feito pelo secretário de Pesquisa e Planejamento de Joinville, Marcel Virmond, no evento de liberação da ordem de serviço para a construção da ponte. À época da proposta original da ponte, a via da qual a estrutura faria parte estava distante das áreas mais povoadas de Joinville – a cidade tinha 130 mil moradores no início dos anos 70.
Continua depois da publicidade
Mais um ginásio de Joinville avalia “mudar” quadra de lugar
VÍDEO: O que está previsto no projeto da Ponte Joinville
Estimativa aponta quantas pessoas vão usar a futura Ponte Joinville por dia
Contratação inédita em Joinville não tem escolha de organização social
Por que ônibus vão continuar com subsídio em Joinville
Quais os critérios para a instalação de lombadas em Joinville