Em projeto enviado à Câmara de Joinville nesta semana, a prefeitura de Joinville quer regulamentar uma regra sobre futuros condomínios residenciais e empresariais, com a opção de as áreas a serem doadas para equipamentos públicos serem trocadas por pagamento em dinheiro ou doação em outras regiões, sob determinadas condições. A possibilidade já é prevista na Lei de Ordenamento Territorial (LOT), mas o Executivo aponta que a adequação “deixa mais claro” a alternativa.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Pela LOT, os condomínios horizontais precisam destinar 10% da área para equipamentos públicos – no caso dos empresariais, o percentual é de 5%. Se a dimensão dessa área não for suficiente para a instalação de um equipamento público (escola, posto de saúde, praça etc.) ou não houver necessidade na região (sem previsão no Plano de Infraestrutura e Equipamentos Públicos Urbano e Rural), o pagamento à prefeitura pode ser opção.
Outra possibilidade, também a ser avaliada sobre os empreendedores, é a doação de área equivalente em outro local, onde há necessidade de instalação ou ampliação de um equipamento público. A Comissão de Parcelamento da prefeitura poderá fazer as indicações das alternativas, mas a decisão sobre a opção a ser adotada continua com os empreendedores.
Após pedidos, praia de SC ganha passarela
Continua depois da publicidade
Proposta para novo binário em Joinville terá pesquisa pela internet
Duas cidades concentram 28% da frota de veículos eletrificados de SC
Como decreto poderá atender até 5 mil lotes em praia de SC
Ação sobre subsídio dos ônibus em Joinville chega ao STJ
Projeto quer mudar o nome da BR-101 em Santa Catarina
Ipreville recebe proposta e avalia compra de nova sede por R$ 9,5 milhões