A divulgação dos nomes dos vacinados contra Covid-19 poderá se tornar lei em Joinville. A proposta, que inclui uma série de dados sobre as pessoas imunizadas, foi apresentada pelo vereador Claudio Aragão (MDB). Na justificativa, o parlamentar alegou necessidade de “transparência total”. “Em tempos de pandemia e recursos escassos, faz-se necessária a divulgação da lista das pessoas vacinadas e outros detalhes, para permitir o controle social sobre a atividade do órgão público”.
Continua depois da publicidade
> “Estoque” de vacinas de Joinville contra coronavírus dura até sábado
> Joinville vai acelerar vacinação contra Covid-19 após cobrança por lentidão na aplicação de doses
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O projeto de Aragão quer a publicação no site da prefeitura a lista com nome e CPF das pessoas imunizadas. Também será preciso informar, se a proposta for aprovada, em qual unidade de saúde foi aplicada a vacina, a profissão e local do trabalho do vacinado e o lote da vacina.
Continua depois da publicidade
Joinville começou a vacinação no final do mês passado, com escolha de grupos prioritários entre os idosos e trabalhadores na saúde. Nesta etapa, são mais de 13 mil pessoas imunizadas contra o coronavírus. Os estoques estão no fim, com duração até sábado – as doses eventualmente a serem aplicadas na semana que vem são “remanescentes” por causa de pessoas que não compareceram no agendamento.
A Secretaria de Saúde de Joinville informa que os dados sobre a vacinação são inseridos em dois sistemas. Um deles é mantido pelo governo federal, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Também há registro em sistema interno utilizado pela secretaria.