A rescisão do contrato para a primeira etapa do Porto Cachoeira mantém o script de dificuldade da prefeitura de Joinville de implantação de parque linear de grande porte ao longo do rio Cachoeira. A proposta do parque vem sendo discutida desde a década de 90 na cidade, com certa inspiração no Puerto Madero, o conjunto de intervenções para recuperação da região portuária de Buenos Aires.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O contrato para obras da primeira etapa foi rescindido na semana passada de forma amigável entre a prefeitura e a empreiteira, antes do início dos trabalhos em segmento na área central de Joinville. O conjunto de intervenções previa novo paisagismo, com mais espaços para pedestres e ciclistas, além de deques e passarelas sobre o rio. A rescisão ocorreu porque a prefeitura quer iniciar por outro local, entre o Mercado Público e o Moinho Joinville (restaurado pela Fiesc). Essa etapa ainda precisa passar por licitações.
O projeto completo do Porto Cachoeira tem dez intervenções previstas, com parque nas nascentes e etapas ao longo do rio – e até mais distante, como as intervenções previstas na Estação da Memória. Para bancar as obras e os projetos, a prefeitura tenta financiamento internacional junto à Agência Francesa de Desenvolvimento.
Continua depois da publicidade
No entanto, ainda não houve aval da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) por causa da “nota” de Joinville nos critérios de capacidade de pagamento. Dessa forma, o parque linear vai continuar no radar da cidade, mas ainda sem estimativa de quando será implantado. As duas propostas de parques de grande porte, em áreas na região do Piraí (parque Rolf Colin e Vila Nova) foram descartadas ainda no governo anterior.
Fechado há quase 90 anos, canal em baía de SC terá estudo apresentado em outubro
Quando a frota de Joinville vai chegar a meio milhão de veículos
“Recordista” em Joinville, rio tem mais de 50 pontes
Trecho de 20 km em cidade de SC vira polo de condomínios empresariais e indústrias
VÍDEO: Duplicação em SC terá “viaduto” para passagem de animais
Ponte sobre o rio Cachoeira tem data para inauguração em Joinville