A proposta do novo Plano Viário de Joinville, enviada à Câmara nesta semana pela prefeitura, sugere 75 pontos com trechos novos de vias, seja com prolongamento de ruas já existentes ou abertura de novos traçados. A maioria é de extensões mais curtas, sem alcançar mil metros. Os eixos são diretrizes para o planejamento viário da cidade, mas não há obrigatoriedade de realização. O atual Plano Viário, por exemplo, teve atendimento de apenas 10% dos eixos propostos em 1973. O planejamento previsto na proposta para o próximo plano é para os próximos 30 anos.

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A maioria das intervenções previstas no projeto é de requalificações de ruas, com melhorias nas condições de tráfego. Há ainda as sugestões para alargamento de vias, seja com ampliação das pistas ou duplicações, além das novas ligações. A proposta foi montada com base em pesquisas e estudos realizados por consultoria contratada pela prefeitura.

Neste momento, a abertura de trechos na rua Almirante Jaceguay, com duplicação, é a principal obra pretendida pela prefeitura de Joinville, se tratando de novas ligações – ainda que sejam referentes a segmentos de vias já existentes. O mapeamento dos novos eixos viários propostos no Plano Viário leva em conta a atual movimentação em Joinville, em todos os modais, e as tendências de crescimento da cidade. A movimentação de ciclistas e pedestres também foi avaliada.

As novas ligações propostas têm diferentes características. A maior delas é de 33 km, em futuro traçado na BR-101. A ampliação das marginais da rodovia federal foi incluída entre as propostas. Na área urbana, a maior via proposta é a Beira-Mangue é uma das vias propostas, com 3,7 km de extensão. Na ferrovia que cruza as regiões Sul e Oeste de Joinville, são sugeridas 12 novas vias, aproveitando o tal traçado, com mais de 12 km de ruas.

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A implantação das vias ao longo da ferrovia vai depender, claro, da retomada das obras do contorno ferroviário de Joinville. As quatro pontes de Joinville, com respectivas metragens, estão previstas no projeto do novo Plano Viário. No Distrito Industrial, a proposta é de cinco novas ruas, incluindo o Eixo K.

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