A oficialização do núcleo de inteligência é dos itens do projeto de mudanças na estrutura da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot), com alterações na Guarda Municipal e Departamento de Trânsito. A principal proposta do projeto enviado nesta terça-feira é a permissão da possibilidade de agentes de trânsito atuarem como guardas municipais, após treinamento.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

No projeto, há ainda a criação de plano de carreira e de gratificações, entre outras mudanças. A Seprot tem a atuação na busca de informações de inteligência; com a criação do Núcleo de Inteligência de Segurança Pública reforçando o setor. O núcleo terá a função de apresentar relatórios ao prefeito e ao secretário da pasta, com dados de inteligência e contrainteligência.

A permissão legal para agentes de trânsito, se assim desejarem, atuarem como guardas municipais, é encarada pela secretaria como uma forma de otimizar o trabalho dos profissionais. Na prática, o efetivo da Guarda Municipal, que já pode atuar no trânsito, poderá ser ampliado. Atualmente, são 77 guardas e 65 agentes em Joinville.

Como será pago o saldo das transferências especiais às prefeituras de SC

Continua depois da publicidade

Acij reforça pedido sobre três obras viárias em Joinville

Joinville instala centro de operações para enfrentar dengue e quer repasse de R$ 820 mil

PPP em Joinville terá 30 locais com iluminação “destaque”

Joinville tem quase o dobro de casos de dengue em relação ao início do ano passado

Na largada do ano, Joinville tem perdas de R$ 35 milhões no ICMS