Tema de certa repercussão na década passada, a proposta de construção de uma ponte entre Joinville e a parte continental de São Francisco do Sul está descartada. Não há planos nem para estudos preliminares. A ligação seria entre a Vigorelli e a Vila da Glória, rota atualmente percorrida por meio de ferryboat. A modalidade de transporte será mantida – nas próximas semanas, deve ser concluído estudo contratado pelo governo do Estado sobre a viabilidade de novas rotas de transporte marítimo entre localidades de Joinville e de São Francisco do Sul.

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A ideia da ponte entre a Vigorelli e a Vila da Glória já vinha sido sugerida antes, mas a proposta voltou a ganhar visibilidade quando o então presidente da Câmara de Joinville, João Carlos Gonçalves, fez sugestão de estudos ao governo do Estado sobre o tema. Uma das possibilidades era de fazer a construção por meio de parceria público-privada (PPP), com remuneração do investimento por meio de pedágio. Os estudos não chegaram a ser elaborados.

Na campanha eleitoral de 2020, na disputa pela prefeitura de Joinville, houve candidato, Eduardo Zimmermann, propondo a ponte. A construção não está prevista no plano de governo de Adriano Silva. A obra nem chegou a ser aventada na discussão do plano de investimentos na Vigorelli previsto após o novo acordo de regularização fechado com o Ministério Público Federal no ano passado e em execução.

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A construção da ponte é considerada inviável economicamente porque não teria movimentação que justificasse o investimento. O trecho tem perto de 1,2 mil metros na baía da Babitonga. Em uma comparação, a ponte Joinville (entre Adhemar Garcia e Boa Vista), tem 980 metros e custará em torno de R$ 250 milhões somente com as obras (há ainda as despesas com projetos, estudos ambientais, sondagens etc.).

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