A decisão sobre o futuro do terminal central de ônibus de Joinville será tomada no momento da futura licitação do transporte coletivo, a ser lançada no início do segundo semestre do ano que vem. A prefeitura estuda opções, como retirada, manutenção do terminal no mesmo local e até concessão para a iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

> No lugar do terminal e do ginásio: Joinville tem nova proposta para o Centro

​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O futuro do terminal voltou a ser discutido neste ano após a CDL de Joinville apresentar proposta de criação de “largo municipal” nas praças Dario Salles e da Bandeira. A sugestão foi de ampliar o espaço de convivência, com a remoção do ginásio Abel Schulz para outro local e retirada do terminal de ônibus, com implantação de pontos em embarque e desembarque em outros locais.

Conforme a Secretaria de Planejamento Urbano, o terminal pode passar por reconfiguração, com usos “compartilhados e flexíveis”, inclusive com a realização de eventos em finais de semana, em um exemplo. Neste momento, a prefeitura está preparando a modelagem da licitação da concorrência do transporte coletivo.

Continua depois da publicidade

A proposta da CDL foi apontada pela entidade lojista como contribuição à iniciativa da prefeitura de recuperação da área central. O projeto traz mais sugestões para o Centro, como ampliação do cabeamento subterrâneo, realização de eventos, investimentos no paisagismo e calçadas, entre outras. A ação do município iniciou com revitalização das duas praças, além de colocação de pracinha de brinquedos e de espaço pet e recuperação do espelho d’água.

> Motoristas de aplicativo em Joinville protestam e pedem mais segurança após assassinato

> Reforma da Previdência em Joinville: auditoria será entregue nesta terça

> Atualização de cadastro aponta 22 mil pessoas na extrema pobreza em Joinville

> Em Joinville, 61 mil pessoas têm renda de até R$ 550 mensais

> Assine a newsletter do A Notícia e receba os destaques da região no seu e-mail