A nova área de expansão urbana em análise no Conselho da Cidade de Joinville fica na região Oeste. O anteprojeto da área de 714 hectares está em avaliação pelos conselheiros, etapa necessária antes do envio para a Câmara dos Vereadores. Neste momento, já estão em tramitação no Legislativo as propostas de criação de áreas de expansão nas regiões Sul, com 3,2 mil hectares; e Paisagem Campestre (antigo Vale Verde), com 4,8 mil hectares. Os projetos foram apresentados pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

Clique para entrar na comunidade do WhatsApp

A área de expansão urbana Oeste foi criada na revisão do Plano Diretor, concluída no ano passado. Agora, a prefeitura enviou o anteprojeto de regulamentação, necessária para que a lei tenha efeitos práticos. São 714 hectares em área rural no entorno dos bairros Vila Nova, São Marcos e Morro do Meio. Quase 40% da área de expansão são de preservação permanente, sem possibilidade de uso.

Na proposta da prefeitura, a expansão Oeste terá dois setores de zoneamento. Em um deles, o setor de desenvolvimento misto, será possível a instalação de atividades industriais, tecnológicas, culturais, de lazer, comércio, serviço e residência, entre outras. O outro setor proposto é de área urbana de desenvolvimento econômico, liberando a instalação de parques de inovação tecnológica, formação profissional, atividades culturais e de lazer.

Nos dois setores, o lote mínimo seria de 1,5 mil metros quadrados. Os investimentos vão depender do interesse dos empreendedores: a regulamentação apenas define as regras.  A proposta também sugere a implantação de boulevards, como Arataca e das Torres (há passagem de linhas de transmissão na região), e de parques de drenagem. Os equipamentos podem ser bancados por meio da outorga onerosa, o pagamento a ser feito pelos empreendedores à prefeitura caso venham a utilizar o novo zoneamento. Os boulevards e parques também vão depender do interesse dos empreendedores.

Continua depois da publicidade

Janela partidária “anima” oposição na Câmara de Joinville

Joinville lança edital para contratar organização social para novo CEI

Mão única está entre as alternativas em estudo para nova ponte de Joinville

Joinville tem terceiro decreto de emergência em menos de 30 dias

Quais as 20 cidades mais “verticais” em SC

Dois prédios históricos têm destinos diferentes em Joinville

Prefeitura de Joinville anuncia modelo inédito de gestão para futuro centro de educação infantil