A contratação do projeto executivo para mais um lote da rodovia paralela à BR-101 foi considerada imprescindível em apresentação feita na Fiesc na sexta-feira: o trecho precisa ser incluído no Corredor Litorâneo Norte para que a nova estrada tenha maior eficácia no tráfego. A rodovia de 144 km entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis tem custo estimado em R$ 9,2 bilhões, incluindo obras, desapropriações e outras despesas. Na reunião da Fiesc, também foi apresentado estudo sobre as obras necessárias para a BR-101 Norte.

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A avaliação técnica sobre a rodovia foi feita pelo engenheiro e consultor da Fiesc Ricardo Saporiti. A elaboração dos projetos executivos de maior parte do traçado em estudo foi contratada em 2022, mas ainda não há autorização para início dos trabalhos. A rodovia duplicada, com três faixas em cada sentido, não ter ainda fonte de recursos definida para a implantação. Uma das possibilidades é de construção em parceria com a iniciativa privada.

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O trecho de quase 50 quilômetros entre a SC-486 (rodovia Antônio Heil) e Contorno Viário da Grande Florianópolis não foi incluído na licitação dos projetos, realizada em 2022 – os quatro lotes licitados ficam entre Joinville e a SC-486, com 90,5 km de extensão. No segmento, há previsão de construção de túnel, na região de Brusque. Como o traçado nesse trecho é o de maior extensão, há possibilidade de divisão em mais lotes.

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Em 2022, quando foram licitados os quatro lotes dos projetos executivos entre Joinville e Itajaí, ainda na administração estadual anterior, a escolha dos segmentos foi pelo fato de ser o de maior movimento de veículos. Neste momento, o governo do Estado está com licitação aberta para a contratação dos estudos ambientais do Corredor Litorâneo Norte para os trechos dos quatro lotes dos projetos. Os estudos deverão ser realizados de forma paralela aos projetos executivos. Os trabalhos devem ser concluídos em dois anos, a partir da ordem de serviço.

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