A elaboração dos projetos para as duas novas ferrovias em Santa Catarina será concluída no início de 2025. A execução do contrato para o corredor ferroviário de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto se estende até março de 2025. Já o projeto entre Araquari e Navegantes, com 62 km, deverá ficar pronto em fevereiro. O governo do Estado está em busca de definição de recursos, inclusive junto a investidores internacionais. O custo das duas ferrovias está estimado em R$ 12 bilhões.
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O projeto para a ligação ferroviária entre o Oeste e o Planalto Serrano foi contratado no final de 2022 – com reajustes, o valor da contratação está em R$ 28,2 milhões. A construção do ramal entre Chapecó e Correia Pinto tem estimativa de custar US$ 2 bilhões. O plano para a ferrovia é de criação de novo corredor para o agronegócio, entre outras atividades, em Santa Catarina. A partir de Correia Pinto, será utilizada a ligação ferroviária com o Litoral.
A ferrovia em Joinville
O projeto da ferrovia entre Itajaí e Araquari também foi contratado em 2022. O valor atualizado do contrato é R$ 7,2 milhões. A estimativa de custo das obras é de US$ 300 milhões. O ramal faz a ligação ferroviária, entre os complexos portuários de São Francisco do Sul, com o qual Araquari já tem ramal, e de Itajaí. O traçado proposto para a Ferrovia Interportos é baseado na proposta de nova ferrovia entre Araquari e Imbituba.
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