Revisada, a nova proposta sobre garagens em prédios em Joinville vai prever uma vaga para cada dois apartamentos. O projeto original do vereador Neto Petters (Novo) sugeria acabar com a obrigatoriedade de reserva de vagas nos prédios residenciais, mas houve resistências. O substitutivo será analisado pelo Conselho da Cidade na próxima semana. Depois, a tramitação é retomada na Câmara.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O substitutivo traz outra mudança: os espaços reservados para as garagens não contam no cálculo do gabarito (altura máxima permitida) nos prédios. Neto Petters apresentou o projeto no ano passado após ser procurado por construtores, interessados em maior viabilidade dos empreendimentos. Para o vereador, o mercado deve definir se os prédios devem contar com as vagas e, em qual número.

O projeto só propõe tirar a obrigatoriedade; os construtores poderiam prever quantas vagas de garagem quisessem. Atualmente, é obrigatória uma vaga por apartamento, ou duas em caso de moradias de interesse social. O substitutivo prevê a regra de interesse social para os demais prédios. A reserva de vagas para idosos e deficientes não é alterada. A Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano não concordou com a mudança e quer mais estudos sobre a questão.

Adriano vê licitação dos ônibus em Joinville como tema “mais complexo” da prefeitura

Continua depois da publicidade

Serviços funerários para pets podem entrar em concessão em Joinville

Projeto para nova ferrovia no Norte de SC deve ficar pronto em 2024

Compra de equipamentos para ampliar cirurgias em Joinville é estimada em R$ 20 mi

Atendimento regional em hospital municipal de Joinville chega a 24% das internações

Mais totens com câmeras de segurança são instalados em Joinville