O projeto de mudança nos critérios de cobrança da Cosip volta a andar nesta semana na Câmara de Joinville. A comissão de Legislação deve aprovar nesta segunda-feira (15) o parecer de admissibilidade e depois será a vez da comissão de Finanças.
Continua depois da publicidade
A proposta da prefeitura de criação de mais faixas intermediárias de consumo chegou em março e não foi examinada. Mas não há pressa (ou não havia), porque só poderá ser aplicado em 2020, por conta do princípio da anualidade. Em tese, a nova proposta reduzirá os valores pagos.
Mas a oposição vai insistir na retomada do antigo modelo, de cobrança com base na extensão da frente do terreno (testada), o que reduziria ainda mais os valores da Cosip, segundo os defensores. Até existe projeto nesse sentido, apresentado por Tânia Larson.
A possibilidade de aprovação do projeto da prefeitura antes do recesso é remota porque ainda é preciso passar pela Finanças, que se reúne às quartas – dia 17 é o último antes do recesso. Mas deverão ser feitas tentativas para levar adiante e tentar aprovar agora.
Continua depois da publicidade