O projeto mais ambicioso para implantação de nova ferrovia em Santa Catarina está com 75% de execução e deverá ser concluído em março de 2026. O trabalho é referente ao segmento de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto. Após a conclusão do projeto básico, será a vez de elaboração do projeto executivo e obras, provavelmente a serem oferecidos no mesmo pacote, em concessão à iniciativa privada. No entanto, se trata de investimento de US$ 2 bilhões, equivalente a quase R$ 11 bilhões: não há fonte de recursos nem modelagem definida para montante de tal porte. Portanto, não há como prever o início das obras.

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A ferrovia foi incluída em plano para ferrovias concluído no início dos anos 2000 – mas a discussão sobre o ramal vem desde os anos 80, ao menos. O ramal é uma das modalidades do projeto que ficou conhecida como Ferrovia do Frango, um corredor de exportação de aves do Oeste para os portos. Neste ano, o governo do Estado solicitou ao governo federal a troca do nome para Corredor Ferroviário de Santa Catarina.

A alegação foi de que a ferrovia terá maior variedade de cargas. A solicitação teve endereço ao governo federal porque o projeto foi incluído no Novo PAC para estudos de concessão, por meio de PPP. A elaboração do projeto básico foi autorizada no final de 2022. Houve prorrogações no contrato e agora deve ser concluído em até sete meses. O custo é de R$ 28 milhões.

Outro projeto em andamento é da ferrovia de 62 km entre Araquari e Navegantes, para conectar dois complexos portuários (São Francisco do Sul e Itajaí/Navegantes). Há propostas de outros traçados no Estado, mas em status mais preliminar. Também foram elaborados estudos de ferrovias pela Valec, empresa pública incorporada pela Infra, ligada ao Ministério dos Transportes. A última ferrovia inaugurada em Santa Catarina, o ramal entre Lages e Vacaria (RS), foi entregue em 1969.

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