A execução do projeto básico da ferrovia entre Chapecó e Correia Pinto se encaminha para a fase final, com previsão de conclusão em março do ano que vem. Até o momento, foram desembolsados R$ 19,6 milhões de contrato de R$ 28,4 milhões. O serviço preliminar para a ferrovia projetada de 319 quilômetros de extensão foi iniciado no final de 2022. O custo da estrada de ferro está estimado em US$ 2 bilhões, montante equivalente a quase R$ 11 bilhões. Neste momento, não há definição de fonte de recurso para as obras.
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A ferrovia entre Chapecó e Correia Pinto, onde será feita conexão com a Malha Sul, é para atendimento principalmente da agroindústria, com transporte da produção da região Oeste e da demais regiões contempladas pelo traçado para a exportação pelos portos. No outro sentido de tráfego, a estrada de ferro pode ser usada para a importação de insumos. Outros segmentos econômicos também serão atendidos pela futura ferrovia.
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O outro projeto, nesse caso no formato executivo, de ferrovia em elaboração em Santa Catarina, é de ramal entre Araquari e Navegantes, com 62 km. No planejamento anterior, há indicações de novas ferrovias entre Correia Pinto e Navegantes, com 221 km de extensão; e de Rio do Sul a Tubarão (168 km). Para os dois traçados, ainda não houve contratação de projetos.
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