No edital para a revitalização da SC-418 na Serra Dona Francisca, entre Joinville e Campo Alegre, há previsão de inclusão de mais itens de segurança em trecho de maior declive, a chamada “descida da Serra”. O reforço na segurança na rodovia estadual está entre as cobranças do Ministério Público em ação com liminar concedida em 2019. Houve investimentos na estrada nos últimos anos, mas as exigências continuam. A lista de sugestões no edital tem barreiras nas curvas, microfresagem no pavimento para aumentar o atrito, melhorias na sinalização, entre outras medidas.

Continua depois da publicidade

> Estado contrata projeto para revitalizar estrada da serra Dona Francisca, em Joinville

> Erosão na SC-418 preocupa motoristas e autoridades no Norte de SC; veja imagens

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em segmento com sequência de curvas e rampas, entre os quilômetros 13 e 28, há sugestão de alteração na geometria, implantação de refúgios, entre outras medidas. A segurança é um dos itens da revitalização – há até ampliação de pistas. A licitação foi homologada na semana passada e o projeto deverá ser entregue no final do primeiro semestre de 2022. Depois, será preciso buscar os recursos para as obras.

Continua depois da publicidade

Outra licitação em andamento referente à SC-418 é para a contratação de projeto para a recuperação de encosta no km 27, em Joinville. Uma das três pistas está interditada devido à erosão. O projeto deve ficar pronto em até 60 dias após a conclusão da concorrência. As obras de recuperação começam na sequência.