O projeto apresentado na Câmara de Joinville quer a mudança de status em localidade dentro da área de proteção ambiental (APA) Serra Dona Francisca. A proposta do vereador Wilian Tonezi (Patriota), com assinatura também de Diego Machado (PSDB), trata de alteração na região do Canela, citando que a localidade já é conhecida informalmente como um bairro, ainda que faça parte do Rio Bonito.
Continua depois da publicidade
> O que tem para Joinville e região em plano de mobilidade de SC
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A proposta propõe a alteração no decreto de criação da APA Dona Francisca, de 1997, com exclusão do Canela da área de extensão da unidade de conservação. A alegação dos autores é de que localidade às margens da BR-101, próximo ao Rio Bonito, em região vizinha à Pirabeiraba, já tem características urbanas, com antigos loteamentos, atividades comerciais e equipamentos públicos, como a escola Emílio Hardt e a unidade de saúde Canela, por exemplo. Pelos dados da Secretaria de Saúde de Joinville, o posto de saúde tem abrangência sobre área com 3,5 mil moradores.
Na APA Dona Francisca, com 40 mil hectares, o plano de manejo (como em qualquer unidade de conservação) indica quais áreas podem ser ocupadas e com quais atividades. A alegação para o projeto é que há restrições ou mesmo trâmites burocráticos a serem enfrentados pelos moradores. “As características do Canela são urbanas, já é uma área consolidada, tanto é que há previsão na Lei de Ordenamento Territorial”, diz o vereador Diego. O projeto quer a exclusão de região entre o rio Cubatão do Norte e o rio Canela. Outras regiões do município podem passar por proposta semelhante à apresentada pelo Canela.
Continua depois da publicidade
> Joinville tem nova redução em internações em UTI por Covid
> Em queda, multas por uso do celular no volante em Joinville chegam a 18 por dia
> “Invasão” de corredor de ônibus em Joinville tem mais de 11 multas por dia em 2021
> Sai decreto para licença de ponte de mais de R$ 100 milhões em Joinville
> Como a indústria impulsiona criação de empregos em Joinville em 2021