A Câmara de Joinville vai analisar proposta para obrigar quem comete maus-tratos contra animais a ressarcir as despesas com assistência veterinária e demais custos. O projeto foi apresentado pelo vereador Cassiano Ucker (Cidadania) nesta semana. O eventual pagamento, caso a proposta seja aprovada, não substitui as demais penalidades por maus-tratos de animais, previstas em outras legislações, como a lei municipal ou estadual, por exemplo – ou seja, as punições serão mantidas.

Continua depois da publicidade

> O que motivou redução do “subsídio” do ônibus em Joinville

​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O projeto do vereador prevê ressarcimento dos gastos da prefeitura, de instituições de proteção de animais ou mesmo tutores, conforme quem faz o atendimento. O pagamento inclui resgate, acolhimento e alimentação dos animais, incluindo o tratamento, até a recuperação. No caso do município, o atendimento é prestado pelo Centro de Bem-estar Animal.

“O pagamento do custo do resgate e tratamento pelo agressor repercutirá positivamente nas atividades dessas ONGs e abrigos com a finalidade de ampliar o suporte aos animais e a seus protetores e punirá com os agressores, de forma que não tornem a repetir o mesmo erro”, alegou o vereador na justificativa do projeto.

Continua depois da publicidade

> Joinville tem plano para criar alameda de guarda-chuvas

> Defensoria faz recomendação em Joinville sobre regularização de imóveis

> Câmara de Joinville recebe projeto sobre cannabis medicinal

> Reforma da Previdência é sancionada em Joinville; déficit atuarial ficará perto de R$ 500 milhões