A elaboração do projeto executivo para a ferrovia entre Araquari e Navegantes terá prazo de dois anos para conclusão, com custo estimado em R$ 11,2 milhões. O projeto é um dos lotes da concorrência aberta na semana passada pelo governo do Estado. O outro lote é referente ao projeto básico da ligação de ferroviária de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto, com valor máximo de R$ 52 milhões no edital. Os dois trabalhos vão indicar o custo das obras – que vão depender de parcerias com a iniciativa.
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A proposta entre Araquari e Navegantes, batizada de Ferrovia dos Portos, resgata parcialmente a Ferrovia Litorânea. O projeto em licitação quer uma nova ligação entre os portos de São Francisco do Sul e Itajaí e Navegantes. O segmento vai até Araquari porque já há ramal ferroviário em operação da cidade até São Francisco. O traçado sugerido tem 62 km.
A Litorânea previa 235 km entre Araquari e Imbituba. Há duas décadas, o DNIT fez os estudos de viabilidade e, ainda nos anos 2000, foram contratados os projetos executivos. O trabalho foi dividido em dois lotes, entre Araquari e Tijucas e entre Tijucas e Imbituba. Houve polêmicas em relação ao traçado e a proposta da Funai de túnel na área indígena, com momentos de paralisação na execução. O edital lançado agora recomenda o uso dos estudos e projetos da Ferrovia Litorânea como referência, em um primeiro momento.
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