O projeto de reestruturação da Guarda Municipal de Joinville prevê a reserva de pelo menos 15% das vagas para mulheres no preenchimento dos aprovados no próximo concurso público. A definição de um percentual mínimo para o sexo feminino é prevista na lei federal de regulamentação das guardas municipais, em proporção a ser definida por meio de leis municipais.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Atualmente, o índice previsto no projeto de lei não é alcançado no quadro de de 77 guardas municipais de Joinville. O critério deve ser observado também no momento da convocação dos aprovados. Não há previsão neste momento de realização de novo concurso – até agora, a corporação fez dois concursos desde a criação, em 2013.

A proposta enviada pela prefeitura à Câmara de Vereadores quer uma série de mudanças, com mais atribuições para a Guarda Municipal, instituição de plano de carreira, possibilidade de agentes de trânsito atuarem como guardas, por exemplo. A proposta tem como objetivo ampliar o número de profissionais aptos a atuarem como guardas. O projeto traz ainda mais atribuições à corporação. Há outro projeto em tramitação na Câmara envolvendo a Guarda Municipal, com proposta de ampliação do efetivo. A matéria foi apresentada no ano passado pelo vereador Ascendino Batista (PSD).

Obra em canal da Babitonga é a concessão nos planos do Estado para o Norte

Continua depois da publicidade

Estudo para PPP mostra “distribuição” da iluminação pública em Joinville

Joinville tem planos para polo intermodal em área de expansão

Joinville confere alternativas para o desassoreamento do rio Cachoeira

Escolas municipais de Joinville poderão ter reforço em muros e cercas

Quais temas são tratados no protocolo de Joinville de prevenção à violência escolar