Com o cadastro de mais de 1,5 mil pessoas entre sexta-feira e domingo, o sistema de agendamento da prefeitura de Joinville para testes rápidos do coronavírus lotou nesta segunda-feira. Dessa forma, novos agendamentos serão liberados a partir da tarde desta segunda ou a partir de terça. A Secretaria de Saúde de Joinville pretende ampliar a oferta dos testes ainda nesta semana por meio de abertura novos locais de testagem, como universidades e empresas, por exemplo. O agendamento está disponível no site da prefeitura de Joinville, no espaço “Coronavírus”.
Continua depois da publicidade
> Joinville começa testagem gratuita de Covid-19 para assintomáticos
> Prefeitura de Joinville abre consulta pública sobre morro do Boa Vista
Neste primeiro momento, são 500 vagas para os exames por dia, sendo que a pessoa pode agendar para atendimento em até três dias. Nos próximos dias, o limite de tempo será ampliado para cinco dias, assim como a quantidade de exames disponíveis. O prazo não passará desse intervalo para evitar o absenteísmo (ausências nos dias marcados), mais comum quando o agendamento de um procedimento de saúde é realizado com muita antecedência.
Os testes rápidos já vinham sendo aplicados em Joinville desde o início da pandemia, mas como definição de públicos específicos. Na etapa iniciada nesta semana, a testagem está aberta a todos os interessados sem sintomas – quem tem sintomas, já tinha acesso ao diagnóstico por meio dos testes PCR. A secretaria tem 60 mil testes disponíveis, quantidade que pode ser ampliada se houver demanda.
Continua depois da publicidade