Mais de 75 mil trabalhadores solicitaram acesso ao seguro-desemprego em Santa Catarina nos últimos 45 dias. O painel sobre o programa, mantido pelo Ministério da Economia e atualizado a cada quinzena, mostra 75.740 cadastros no período entre 1º de abril e 15 de maio. O número é 75% superior ao registrado no mesmo intervalo no ano passado. Os dados contabilizam todas as formas de pedido ao benefício, sejam presenciais ou pela internet.
Continua depois da publicidade
O avanço nas demissões, em impacto econômico da pandemia do coronavírus, ocorre mesmo com os programas federais de manutenção de emprego, com suspensão de contratos e redução de jornadas de trabalho. Nas duas modalidades, parte das perdas salariais dos trabalhadores é bancada por auxílio do governo federal.
O último levantamento do governo federal, divulgado na semana passada, mostrou 338,7 mil trabalhadores de Santa Catarina participando dos acordos previstos na medida provisória 936/2020. A duração dos programas é temporária. Ou seja, a redução salarial e compensação parcial federal têm prazo para acabar.
Cidade com maior número de trabalhadores no mercado formal em Santa Catarina, Joinville liderou nos pedidos de acesso ao seguro-desemprego: nos últimos 45 dias, foram 7,8 mil solicitações.
Continua depois da publicidade