O primeiro orçamento do próximo prefeito de Joinville terá alterações na composição, mas o montante final será próximo ao montante em execução neste ano. Para 2021, a previsão é de R$ 3,23 bilhões, apenas 0,5% acima do estimado para 2020. O montante está previsto no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a ser enviado à Câmara nos próximos dias. A LDO antecipa o valor do orçamento, cuja proposta chega aos vereadores no segundo semestre. A Câmara até pode mudar o montante destinado a cada setor, mas o valor global não muda.
Continua depois da publicidade
A execução final fica em torno de 60% do estimado no orçamento. Em boa medida, isso ocorre porque a receita das aplicações do Ipreville entra na conta, mas não é dinheiro que pode ser utilizado nas despesas da prefeitura. Há também receitas que se confirmam apenas parcialmente. Dessa forma, na prática, o futuro prefeito deverá ter perto de R$ 2 bilhões para administrar.
Os gastos com pessoal continuam com a principal despesa. Ainda que há restrições para reajustes em 2021, por conta de recente lei federal, há previsão de avanço de 3,3%, ligeiramente inferior ao crescimento registrado em 2020.