A prefeitura de Joinville pretende lançar o edital de licitação do transporte coletivo até janeiro de 2023, com possibilidade de abertura da concorrência ainda no final de 2022. Neste momento, a Fipe, fundação contratada pela Secretaria de Infraestrutura para consultoria na modelagem do novo sistema, está preparando as pesquisas, entre outros temas.
Continua depois da publicidade
> Déficit dos ônibus em Joinville tem queda e subsídio fica menor
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Pela decisão judicial de 2019 do Tribunal de Justiça, Joinville tem até setembro do ano que vem para concluir a concorrência dos ônibus, licitação inédita na cidade. O contrato com a consultoria, de R$ 3,2 milhões, prevê a definição da modelagem e acompanhamento da concorrência.
As próximas pesquisas a serem realizadas são de origem e destino no deslocamento das pessoas em Joinville, mapeando os roteiros utilizados e em quais frequências, além dos modais utilizados. Pesquisas de avaliação junto aos usuários também estão previstas, entre outros levantamentos.
Continua depois da publicidade
A modelagem está sendo feita do zero, sem nenhuma condição prévia: não há definição sobre o número de empresas ou duração do futuro contrato, por exemplo. Há possibilidade de uso de veículos menores para linhas de menor porte, desde que contem com corredor interno.
> Joinville tem fila de sete mil cirurgias eletivas
> Estudo sobre concessão será decisivo para futuro do contorno de Joinville
> São 44 pessoas em busca de indenização em Joinville pela queda da calçada
> Distante, novo modelo para corredores de ônibus em Joinville ainda está nos planos
> Resolução em Joinville trata do uso do nome social em escolas