A previsão para a duplicação da BR-280 para 2023 larga de um patamar inferior ao registrado no ano anterior. Desde vez, conforme a proposta de orçamento enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional na quarta-feira, as obras entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul terão R$ 42 milhões. Em setembro do ano passado, quando começou a tramitar o projeto para 2022, a reserva era de R$ 76 milhões – acabou sendo ampliada para R$ 102 milhões. Ou seja, a reserva para 2023 pode aumentar, mas parte de um montante menor em relação ao orçamento anterior.

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As obras da duplicação da BR-280 começaram em 2014 e não têm prazo para conclusão. A proposta orçamentária para o ano que vem cita 2025, prazo curto demais o ritmo das obras. Apenas um trecho próximo de Guaramirim está perto de ser liberado para o tráfego. Promessas anteriores previam a entrega de viaduto em Araquari e de 10 km em Guaramirim. Os prazos não foram atendidos.

Os lotes iniciados em 2014 foram em Jaraguá do Sul e Guaramirim. A execução financeira está em torno de 50%, levando em conta o que já foi medido. O lote entre Araquari e São Francisco do Sul, com 36 km, só começou em 2018, devido à escassez de recursos. Se for usado como parâmetro o que já foi medido até agora, a execução é de 23%. Esse segmento recebeu repasses do governo do Estado. A duplicação da BR-280 ainda precisa de mais R$ 826 milhões, além dos recursos para as desapropriações restantes e a ponte (ou alargamento) no canal do Linguado.

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