A prévia do Censo 2022 coloca Itapoá e Barra Velha na liderança em crescimento na população em Santa Catarina na última década. Na comparação com o Censo 2010, as duas cidades do Litoral Norte avançaram mais de 100%, ou seja, mais do que dobraram de tamanho em 12 anos. Nenhum dos demais 293 municípios chegou a aumentar a população em mais de 100% no período. A prévia divulgada nesta semana pelo IBGE traz os dados coletados até 25 de dezembro, com inclusão de estimativa sobre o restante da população a ser recenseada. O recensamento continua em andamento.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Itapoá passou de 14,8 mil para 30,7 mil moradores nos últimos 12 anos. O crescimento de 108% foi o maior em Santa Catarina no período. Nesse intervalo, no início da década passada, entrou em operação o Porto Itapoá, um terminal privado. Nesse período, os investimentos em rodovias estaduais (SC-416 e SC-417) qualificaram o acesso à cidade pela BR-101. Para acompanhar a demanda do turismo, a construção civil também cresceu – a receita do ITBI, por exemplo, mais do que dobrou nos últimos dois anos.
O salto populacional de Barra Velha ficou em 103% desde 2010, crescendo de 22,4 mil para 45,6 mil moradores, conforme a prévia do Censo. O avanço do PIB já vinha mostrando mudança na economia da cidade, principalmente na construção civil. A expansão do setor de serviços também foi significativa nos últimos anos.
O crescimento de Itapoá e Barra Velha foi o mais expressivo, mas se enquadra na principal tendência verificada na prévia do Censo 2022: a maior litoralização de Santa Catarina. A maioria das cidades com maior avanço proporcional desde 2010 está no litoral. Ainda na região Norte, para citar exemplos de cidades litorâneas, Balneário Barra do Sul, agora com 14,9 mil moradores, e Balneário Piçarras, com 28,2 mil, estão entre as 20 que mais cresceram no Estado.
Continua depois da publicidade
Edital para duplicação de R$ 61 mi em Joinville ainda não foi lançado
Qual será a principal pauta de Maurício Peixer na Assembleia Legislativa
Na lista das duplicações, prefeitura de Joinville tem duas prioridades
Em prévia do Censo 2022, Joinville sobe em ranking das maiores cidades
Futuro prédio da Udesc Joinville terá, também, função estratégica