O principal manancial de Joinville vai ganhar programa de proteção. Nos próximos dias, a Águas de Joinville abre as inscrições ao programa Águas para Sempre, com previsão de pagamentos aos donos das áreas próximas ao ponto de captação no rio – vai receber quem se interessar em participar e atender a uma série de requisitos. São 110 áreas com possibilidades de adesão, localizadas entre a estação de Pirabeiraba e a confluência dos rios Cubatão e Quiriri. A companhia de saneamento está reservando R$ 350 mil para o programa neste primeiro edital , com limite de R$ 9,7 mil por área. Mais adiante, esse orçamento deve ser ampliado, assim como a extensão das propriedades a serem contempladas.

Continua depois da publicidade

Baseado no programa SOS Nascentes e em projeto de fundação privada, e acelerado depois do levantamento do MPSC de presença de agrotóxicos na água em dezenas de municípios do Estado, o Águas para Sempre será um pagamento por serviços ambientais. A fórmula de cálculo vai levar em conta o valor da terra, a qualidade ambiental (uma série de indicadores envolvendo práticas de preservação) e a área natural conservada.

Além da evidente contribuição na melhoria da qualidade da água do Cubatão, o que barateia os custos de tratamento na estação, e na preservação do meio ambiente, o programa quer estimular o plantio direto, pastoreio racional e conservação da mata nativa. O rio atende entre 65% e 70% da demanda de Joinville por água potável.

Continua depois da publicidade