A relação entre servidores municipais na ativa e os aposentados está mudando na prefeitura de Joinville. Há quatro anos, havia 3,4 funcionários trabalhando para cada inativo. Ao final do ano passado, já eram 2,3 servidores na ativa para cada inativo. Ou seja, a proporção do pessoal da ativa foi reduzida em relação aos aposentados. Os dados foram apresentados durante discussão na Câmara de Vereadores sobre o cálculo atuarial, a projeção de receitas e despesas previdenciárias por um determinado período.

Continua depois da publicidade

> Câmara de Joinville poderá contar com capelão parlamentar

> Em Joinville, quase duas mil pessoas deixaram de tomar segunda dose da vacina contra Covid

> Câmara de Joinville vai reforçar pedido de repasse a hospital; chances são remotas

> Joinville teve morte por Covid todos os dias nos últimos cinco meses

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O debate fez parte de análise dos projetos da reforma tributária. A maior proporção de inativos tem uma explicação: a prefeitura de Joinville não faz concurso para efetivos desde 2014 e, nesse período, houve mais aposentadorias do que convocação de aprovados no último concurso.

Foram feitas contratações de funcionários pela prefeitura de Joinville nesse período, mas de forma temporária, sem contribuição ao Ipreville e sim ao INSS. Dessa forma, tais contratados não aparecem no comparativo entre o pessoal da ativa e os inativos, afinal, a discussão era sobre previdência municipal. No final de 2016, o pagamento dos aposentados e inativos pelo instituto de previdência de Joinville era equivalente a 27,3% da folha dos servidores em atividade. No final do ano passado, o índice já estava em 44,7%. A prefeitura de Joinville está preparando a realização de concurso, a ser lançado entre o final deste ano e início de 2022.

> DNIT pede licença ambiental para tentar retomar obra parada há dez anos em Joinville

> Joinville quer lançar licitação da ponte do Adhemar Garcia em setembro