Em proposta enviada nesta quarta-feira à Câmara de Vereadores, a prefeitura de Joinville quer alterar o Código de Posturas. Na prática, o projeto do Executivo quer resgatar um dispositivo removido no ano passado, quando foi aprovada lei específica sobre o recolhimento de veículos abandonados e, com isso, alterado o Código de Posturas.

Continua depois da publicidade

> Relatório final de comissão isenta prefeitura por queda de calçada em Joinville

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em vigor há duas décadas, o Código de Posturas de Joinville tem uma seção específica sobre o trânsito. Nas normas, estão as proibições de danificar a sinalização, instalar lombadas sem autorização ou conduzir veículos de tração animal nas ruas centrais da cidade, entre outras. O uso das calçadas e as regras para as caçambas de entulhos também estão previstos na seção. Há também o regramento previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

No ano passado, foi aprovada lei sobre o recolhimento de veículos abandonados em vias públicas, com a alteração do Código de Posturas. Só que a nova lei retirou do código um artigo sobre as punições em caso de descumprimento da seção do trânsito – as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro não foram atingidas, evidentemente, até por se tratar de lei federal. Agora, para dar mais segurança à aplicação de multas, entre outras penalidades, pela fiscalização em caso de infrações ao Código de Posturas em relação à seção do trânsito. 

Continua depois da publicidade

> Duplicação de pontes de rodovia estadual em Joinville terá projetos

> Para verificar acordo, Centro de Bem-estar Animal de Joinville vai passar por inspeção

> > Justiça determina a restauração da Cidadela Cultural de Joinville

> Por que contato ao telefone virou “desafio” na rede municipal de saúde de Joinville

> Qual seria o valor da passagem de ônibus em Joinville pela planilha

> Pavimentação comunitária está de volta em Joinville; confira como vai funcionar